» Mediação

MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO

10/02/2015

Nosso escritório tem atuação na área de mediação e conciliação de conflitos em várias áreas do Direito.

No Direito de Família esses instrumentos têm se mostrado muito eficazes para evitar a judicilização dos conflitos com o intuito de preservar da melhor forma todos os interesses envolvidos, especialmente quando houver interesse de menores, idosos e incapazes.

Também temos atuado com bastante sucesso na solução de conflitos através de mediação e conciliação na aréa de Direito Estudantil, em atuação direta com as autoridades administrativas, sem a intervenção do Poder Judiciário.

 Tanto na mediação quanto na conciliação, as partes interessadas procuram a solução da questão com a colaboração de um mediador ou conciliador que as auxiliam na busca de um resultado que seja positivo para todos.

No caso de opção pela mediação, as partes com interesses divergentes têm um apoio para que elas mesmas cheguem a um consenso. Já no caso da conciliação, a pessoa que irá auxiliar as partes poderá intervir de maneira mais ativa, inclusive propondo  uma solução adequada para por fim ao conflito.

Na prática, temos que tanto a mediação quanto a conciliação são de fulcral importância para evitar os desgastes e o trâmite moroso de um processo judicial que muitas vezes resulta em inimizada entre as partes - caminho contrário do proposto pela mediação e conciliação que busca a sobrevivência de todos os direitos envolvidos, ainda que colidentes.

Por último, há que esclarecer que em algumas situações a judicialização do caso é inevitável, mas entendemos que as partes sempre podem optar antes pela busca de uma solução pacífica dos conflitos para, somente no caso de insucesso, buscar a tutela do Poder Judiciário.

Outras informações da seção Mediação:
Blog Twitter Facebook
Av. Diário de Notícias, 200 conj. 1602 - Cristal Tower BarraShoppingSul - CEP 90810-080 - Porto Alegre/RS - Brasil - Telefone: +55 51 3211-1799
advogados@gomessiqueira.adv.br